VENDAS - MÓDULO DE ENTREGAS

Vendas - Módulo de Entregas

OBJETIVO > Trabalhar com Simulador de Vendas e Módulo de Entregas no DAV.

SITUAÇÕES - Situação Indicada - Vendas realizadas por lojas matrizes ou filiais com estoques saindo dos Depósitos. Situação Secundária - Vendas realizadas por lojas com depósito na própria loja.

PREMISSAS:

No momento da venda o estoque da Loja deve movimentar o estoque do depósito. Para isso os perfis devem ser configurados. Exemplo: Loja Filial emite a venda, mas o estoque é movimentado do Depósito. Isso vale para a situação indicada. Na secundária o estoque sai da própria loja que já tem seu depósito.

Criar todos os status para descrição das entregas como Aguardando Entrega, Entrega Efetuada e vários outros.

Criar os prestadores de serviços como montador, ajudante e motorista.

Cadastrar um funcionário como separador e atribuir ao departamento de estoque (Estoquista)

PERFIS DE LOJA UTILIZADOS:

001 - BAIXAR ESTOQUE EM QUALQUER LOJA SIM

002 - PERMISSÃO PARA RESERVAR ESTOQUE (Apenas para simulador em lojas de depósito) SIM

013 - INICIAR VENDA DE ESTOQUE SEMPRE NA LOJA Exemplos > SIM | Valor = 1 para Depósito ou SIM | Valor = 2 para Loja

171 - INICIAR ITEM NO DAV COMO ENTREGUE (S/N) NAO

289 - LOJA DE EXCEÇÃO DE ESTOQUE (Quando a loja movimenta estoque do Depósito) ou (Quando uma Loja pode movimentar estoque de outra loja) SIM para Depósito | NÃO para Lojas

317 - MÓDULO DO QUAL DEVE SER GERADO A VENDA SIMULADA Perfil = 1 (1 - DO MÓDULO DE VENDA SIMULADA) Lojas sem Depósito Perfil = 2 (2 - DO MÓDULO DE CAIXA) Lojas com Depósito

OBSERVAÇÃO - Para entender melhor como funciona a tela e suas operações é importante conhecer o módulo de vendas(DAV) e assistir ao vídeo tutorial mais abaixo. Lembrando que o vídeo aborda como utilizar a tela de entregas exemplificando os clientes com lojas com depósito na própria loja, ou seja, que fazem vendas e o estoque sai da própria loja. Na segunda parte veremos como trabalhar com simulador de vendas com aprovação da mesma e depois com a entrega saindo do depósito ou outra loja.

O módulo de Entregas foi adicionados ao sistema Retaguarda em 2019, inicialmente desenvolvida para a RG Móveis trabalhar com entregas saindo do depósito. Porém podendo ser utilizado hoje por quelquer um de nossos clientes.

Composição e Simulador

Composição Markup | Simulador de Preços de Vendas

Módulo de Estoque - Cadastro de produtos

OBJETIVO > Entender como funciona a Composição do Markup e o Simulador de Preços de Vendas. Entender os campos e como cadastrar as informações para que o sistema Retaguarda faça o cáclculo correto do preço de venda dos produtos simulados.

VANTAGEM - Melhoria na gestão financeira; Mais segurança nas negociações; Estabelecer limites para os descontos; Cobertura de todos os custos; Geração de lucro positivo e etc.

PREMISSA - No Perfil de Loja 74 - MODELO DE MARKUP DE PRODUTO, o campo Perfil deve está com algum valor definido, esse valor é o modelo de markup escolhido para o cálculo do sistema.

OBSERVAÇÃO - Para entender melhor como funciona a tela e suas operações é importante conhecer conceitualmente um Mark-up, seu objetivo e seus cálculos. Para isso acompanhem o manual ou na página de indicadores do site da Infobrasil.

A tela de Composição e o Simulador de Markup foram adicionados ao sistema Retaguarda em 2018, mas a partir da versão de 06 de Setembro de 2019, foram feitas várias correções nos cálculos, inclusive novas atualizações conceituais na tela foram incluídas na versão do dia 20 de Setembro de 2019.

Marck-up Modelo 38

Modelo de Mark-up 38 INFOBRASIL

Marck-up Divisor

OBJETIVO > Entender como funciona o Modelo 38 de Mark-up da INFOBRASIL e Aprender, com base nos seus resultados desse, a apllicar o mark-up divisor e obter o preço de venda.

VANTAGEM - Ter conhecimento dos preços dos produtos cotados entre vários fornecedores diferentes e com isso tomar melhores decisões na hora da compra. Impactando diretamente em uma redução de gastos, melhor composição de preço e maior lucratividade.

O que é o Modelo 38 de Mark-up?

  • A planilha com o modelo 38 é o cálculo que o Sistema Retaguarda faz para obter o Preço de Compra (PC), aplicar todos os impostos,juros e custos sobre esse produto(CTC) e em fim gerar o Preço de Venda(PV) para os clientes.
  • PREMISSA - No Perfil de Loja 74 - MODELO DE MARKUP DE PRODUTO, o campo Perfil deve está com valor 38 definido.

    OBSERVAÇÃO - Ao final desse conteúdo, ainda se faz necessário entender como utilizar o conhecimento obtido aqui para aplicar dentro do Sistema Retaguarda, mas precisamente no módulo de Estoque, na tela de Produtos, nas abas Composição do Markup e na tela do Simulador de Preço de Venda.

    A tela de Composição e o Simulador de Markup foram adicionados ao sistema Retaguarda em 2018, mas a partir dessa versão de 06 de Setembro, foram feitas várias correções nos cálculos, inclusive nesse novo modelo 38.

    O Modelo 38 é destinado para Empresas do Simples Nacional com Regime de Substituição Fiscal

    Tela de Cotações!

    Nova tela no menu Compras do Sistema Retaguarda!

    Trata-se da tela de Cotação.

    OBJETIVO > Comparar preços de determinados produtos em fornecedores diferentes para cotar o melhor preço entre eles.

    VANTAGEM - Ter conhecimento dos preços dos produtos cotados entre vários fornecedores diferentes e com isso tomar melhores decisões na hora da compra. Impactando diretamente em uma redução de gastos, melhor composição de preço e maior lucratividade.

    COMO FUNCIONA:

  • 1 - Clicando em Adicionar, será criado um documento de Cotação.
  • 2 - Na aba Fornecedores, adicione quantos fornecedores deseja cotar o produto que irá entrar na cotação.
  • 3 - Na aba Fornecedores, clique no fornecedor adicionado e na Aba Detalhes do Item, adicione quais os produtos esse fornecedor terá para ser cotado. Lembre de informar os Campos Quantidade e Preço. Depois repita esse mesmo processo 3 para os outros fornecedores adicionados no processo 2.
  • 4 - Clique no botão dourado, Melhores Cotações, para gerar o relatório com a lista dos melhores preços que foram cotados entre si e entre os fornecedores que foram adicionados cotação.
  • OBSERVAÇÃO 1 - O botão Produtos e Fornecedores, exibe a listagens com a relação de todos os produtos e todos os fornecedores que entraram no processo de cotação.

    OBSERVAÇÃO 2 - O botão Produtos por Fornecedor, exibe a listagens com a relação de todos os produtos apenas de um fornecedor, nesse caso, deve-se clicar no fornecedor que se deseja antes de clicar no botão Produtos por Fornecedor.

    A tela de Cotação foi adicionada na versão do dia 19 de Agosto, mas teve o layout atualizado e além de novas funcionalidades implementadas na versão do dia 23 de Agosto de 2019. Entenda melhor assistindo a vídeo aula no link abaixo:

    Área de DOWNLOAD!

    Novo botão no menu Suporte do Sistema Retaguarda!

    Trata-se do botão Área de Downloads.

    OBJETIVO > Criar uma área online para que os analistas do Suporte da INFOBRASIL possam baixar os arquivos necessários para efetuarem seu trabalho.

    VANTAGEM 1 - Grande velocidade na transferência de arquivos para os clientes, pois é só baixar os arquivos na própria rede do cliente, não sendo necessária uma comunicação entre duas redes distintas.

    VANTAGEM 2 - Ganho de velocidade nos atendimentos que precisem transferir arquivos.

    VANTAGEM 3 - Diminuição do risco de Ransowares que se disseminam através das ferramentas de acesso remoto, nos momentos de acesso ou transferências de arquivos.

    VANTAGEM 4 - Melhor controle e disposição dos arquivos, para quem vai utilizar como para quem vai disponibilizar os mesmos. Não será mais necessário sempre estarem adicionando os mesmo arquivos em TODOS (rede), praticamente todo os dias. Uma vez disponibilizado, só é preciso atualizar o mesmo arquivo frequentemente.

    VANTEGEM 5 - Acessibilidade aos arquivos. Será possível acessar de qualquer lugar do planeta (com internet). Seja pelo botão do sistema, pelo link ou pela página principal do Infonews.

    VANTAGEM 6 - Oficialização dos arquivos e versões. Mantendo os arquivos atualizados frequentemente, todos saberão que esses serões as versões mais confiáveis. Não será necessário que cada analista tenham suas próprias versões de determinados arquivos, isso causa confusão, desordem e acaba com qualquer padronização das ferramentas que devem ser utilizadas.

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE > Para utilizar o botão Área de Download, localizado no menu de Suporte do Sistema Retaguarda, é preciso estar logado com o usuário INFOBRASIL. Somente assim o botão abrirá a Área do Suporte.

    A mudança foi adicionada na versão do dia 16 de Agosto, foi desenvolvida para nosso próprio uso!

    Permitir Vários DAVs Consignados

    Criado um novo Perfil de Lojas!

    Trata-se do Perfil 365 - PERMITIR QUE O CLIENTE TENHA VÁRIOS DAVS CONSIGNADOS PENDENTES.

    OBJETIVO > Limitar a quantidade de vendas com Tipo(C) Consignadas por cliente. Com o perfil 365 definido, a quantidade de vendas consignadas terão um limite estipulado na definição do Perfil. Para ativar o perfil o usuário deverá informar no campo Valor o número correspondente ao limite que será estabelecido. Exemplo Perfil = N(NAO) Valor = 1.

    OBSERVAÇÃO > O campo Valor do Perfil 365 tem sua definição de valor em Quantidades.

    A mudança foi adicionada na versão do dia 13 de Junho, foi desenvolvida para o LELO MÓVEIS | CONSTRUÇÃO | PRESENTES, mas poderá seu utilizado por qualquer cliente.

    Valor Limite Venda Consignada

    Criado um novo Perfil de Lojas!

    Trata-se do Perfil 364 - VALOR LIMITE DE CLIENTE PARA VENDA CONSIGNADA.

    OBJETIVO > Limitar um valor total para as vendas com Tipo(C) Consignadas. Com o perfil 364 ativado as vendas consignadas só poderão ser realizadas até o valor estipulado na definição do Perfil. Para ativar o perfil o usuário deverá informar no campo Valor o número correspondente ao limite que será estabelecido. Exemplo Perfil = S(SIM) Valor = 100.

    OBSERVAÇÃO > O campo Valor do Perfil 364 tem sua definição de valor em R$.

    A mudança foi adicionada na versão do dia 13 de Junho, foi desenvolvida para o LELO MÓVEIS | CONSTRUÇÃO | PRESENTES, mas poderá seu utilizado por qualquer cliente.

    Conta Corrente Cheques

    Criada uma nova tela no FINANCEIRO!

    Trata-se da tela - CONTA CORRENTE DE CHEQUES.

    OBJETIVO > Fazer lançamentos de cheques recebidos por clientes e controlar os valores lançados como créditos ou debitação. Um controle de entradas e saídas!

    A nova tela permite ao usuário lançar um registro de um ou mais cheques vindos de determinados clientes, ligados a uma determinada venda realizada aos mesmos. O usuário poderá utilizar esses lançamentos de registros para controlar os valores devidos em cheques quanto os valores recebidos em cheques para cada um dos clientes. Além disso, poderá saber também o destino de cada cheque que foi lançado em cada registro.

    A mudança foi adicionada na versão do dia 10 de Junho, foi desenvolvida para o CLIENTE NOVA TÊXTIL, mas poderá ser utilizada por qualquer cliente.

    Agora faça seus próprios testes na Conta Corrente de Cheques para assimilar o seu conhecimento na nova tela.

    Função 31* Mudar Vendedor no PDVe

    Criada uma nova função no InfoPDV Eletrônico!

    Trata-se da Função 31* - MUDAR VENDEDOR NO INFOPDV ELETRÔNICO.

    OBSERVAÇÃO > Para utilizar essa função é necessário que o cliente trabalhe apenas Fiscal. Para isso, o Perfil de Loja 101 - UTILIZA VENDEDOR NO PDV deve ser ativado como S(SIM).

    A nova funcionalidade permite que o usuário do Caixa possa alterar o código do vendedor, ou seja, o vendedor respnosável pela venda, durante o processo de emissão do Cupom Fiscal no InfoPDV Eletrônico.

    A mudança foi adicionada na versão do dia 14 de Maio, foi desenvolvida para todos os CLIENTES INFOBRASIL.

    Assista o vídeo, clique no link Mudando Vendedor no INFOPDV-E para entender melhor sobre o conteúdo:

    Listagem de Comissão Montadores

    Novo Relatório Comercial.

    Adicionada a mais nova listagem do menu comercial, se trata do relatório de COMISSÃO POR MONTADORES.

    CAMINHO = 2.3.3

    A listagem possui 3 filtros sendo eles listados por 1 - Negociada por Montagem, 2 - Pre-fixada no Produto e 3 - Pré-fixada no Montador.

    Essa listagem traz o valor das comissões dos montadores, que deve ser prefixado no cadastro do Prestador de Serviço, ou seja, no cadastro do montador. O percentual de comissão apresentado no relatório é calculado pelo valor prefixado, como dito acima, sobre o valor unitário de cada produto que for adicionado na venda.

    EXEMPLO > Se o produto da monatgem tiver um valor de R$379,00 reais e o valor de comissão prefixado no montador for de 1%, o percentual de comissão do montador vai ser igual a R$3,79.

    A mudança foi adicionada na versão do dia 15 de Maio, foi desenvolvida para o Cliente CASA PROGRESSO. No entanto é totalmente funcional para todos os CLIENTES INFOBRASIL.

    Modelo de Montagem 2

    Novo modelo de Montagem no DAV.

    Recentemente foi criado um novo modelo de montagem para o DAV, se trata do modelo 2.

    Para utilizá-lo é necessário ativar o Perfil de Loja 164 - MÓDULO DE MONTAGENS NO DAV com as definições S-SIM e Valor = (2).

    Com a atualização o DAV passa a ter dois modelos distintos, o modelo 1 padrão contendo apenas dois montadores, onde a montagem dos itens remete toda à venda, não levando em conta a quantidade de itens vendidos. E o modelo 2, onde uma venda com mais de um item pode ter dois montadores por cada item da venda.

    Com o modelo 2 o usuário poderá adicionar dois montadores para cada item contido na venda. E para cada item na venda pode ser gerada uma montagem separada da outra. Essas montagens são separadas por fluxos, mas todas ficam no mesmo documento de montagem. Se a venda houver 5 ITENS, a montagem vai ter 5 FLUXOS onde cada fluxo é uma montagem diferente com montadores diferentes.

    No modelo 1 a montagem é única e o fluxo é único para todos os itens da venda. OBSERVAÇÃO > Cada montagem pode ter até dois montadores, mas em ambos os modelos à comissão é gerada apenas para o Montador Um (1).

    A mudança foi adicionada na versão do dia 10 de Maio, foi desenvolvida para o Cliente CASA PROGRESSO. No entanto é totalmente funcional para todos os CLIENTES INFOBRASIL.

    Assista o vídeo, clique no link Lançando a Montagem para entender melhor sobre o conteúdo:

    > Lançando a Montagem

    NOVO Perfil de Lojas 361

    Criado um novo Perfil para LOJAS!

    Perfil 361 - QUANTIDADE DE DIAS PARA CÁLCULO DA MULTA NA BAIXA DE DOCUMENTOS A RECEBER.

    O novo perfil tem o objetivo de alterar o número de dias em que o Sistema Retaguarda passa a calcular a multa por atraso no pagamento de um documento, ou seja, quando um cliente faz um pagamento e a loja faz o recebimento. Nesse processo, se faz necessário realizar a baixa do documento. O padrão é 30 dias, porém com o novo perfil, esse padrão poder ser alterado de acordo com cada forma de gerencia de cada empresa.

    Para utilizar o perfil é necessário usar as opções S-SIM ou N-NÃO. Além de ser preciso definir no campo Valor, a quantidade de dias para efetivação do cálculo da multa.

    A mudança foi adicionada na versão do dia 10 de Maio, foi desenvolvida para o Cliente CASA PROGRESSO. No entanto é totalmente funcional para todos os CLIENTES INFOBRASIL.

    Perfil de Usuário 165 - CAIXAS - SUPERVISOR DE CAIXA

    Recetemente foi criado o Perfil de Usuário 165 - CAIXAS - SUPERVISOR DE CAIXA

    Esse pefil foi ajustado para que o usuários possa visualizar os lançamentos e o saldo do caixa, mesmo que não seja para seu próprio usuário.

    Diferente do Box Livre, que libera a visualização de todas as lojas e todos os caixas de loja e individuais. O perfil 165 tem poder intermediário, para os usuários que não são livres, ele habilita a visualização dos valores e saldo de todos os caixas da loja ao qual o usuário foi cadastrado.

    Livre tranforma o usuário em um Gerente Geral ou Administrador de todas as lojas, o 165 tranforma o usuário em um Supervisor apenas de sua loja e dos caixas da mesma.

    A mudança foi implementada na versão do dia 10 de Maio e é direcionada para todos os clientes Infobrasil.

    Perfil de Loja 66 - CAIXA INDIVIDUAL

    Entendendo o Perfil de Loja 66 - CAIXAS INDIVIDUAL

    Existem duas formas diferentes de avaliar a leitura e visualização do módulo de Caixa do Sistema Retaguarda, o Caixa pode ser definido como um caixa para toda a loja ou cada usuário ter seu próprio caixa, chamaremos o caixa da loja de CAIXA ÚNICO e o caixa de cada usuário de CAIXA INDIVIDUAL.

    Ativado como Pefil = S(SIM), o sistema passa a avaliar o ponto de sangria de cada caixa por usuário, de forma individual. Desativado como Perfil = N(NAO), o sistema passa a avaliar o ponto de sangria e todo o caixa como um único para toda a loja. O perfil 66 define qual a forma de trabalho da loja, em relação aos caixas, se são individualizados por cada usuário ou se caixa único para toda a loja.

    A mudança foi implementada na versão do dia 10 de Maio e é direcionada para todos os clientes Infobrasil.

    Perfis de Loja 64 e 359 - Ponto de Sangria

    Ponto de Sangria para o Retaguarda e PDV Eletrônico!

    O Ponto de Sangria é a função criada para limitar o valor em dinheiro no caixa da loja. Para isso existem os Perfis de Loja 64 para o Sistema Retaguarda e 359 para o PDV Eletrônico.

    Esses perfis tem como opções S-SIM ou N-NÃO, sendo necessário informar no campo VALOR = (número em Reais para o limite da Sangria).

    Com esse perfil ativado e definido seu valor de limite, o sistema passará a realizar bloqueios no caixa ou PDV, ou seja, quando atingido o ponto da sangria o usuário só poderá ver listagem de caixa, baixar venda ou fazer recebimento de documentos no caixa, se fizer uma sangria.

    Após fazer a sangria, o sistema libera novamente as opções de visualização da listagem, a baixa de documentos e os recebimentos. OBSERVAÇÃO > Após o limite ser atingido, somente será permitido baixar as vendas com as forma de pagamentos que não totalizem o saldo de caixa. Se a forma de pagamento estiver cadastrada para computar saldo no caixa, ela será barrada na sua baixa.

    A mudança foi implementada na versão do dia 10 de Maio e é direcionada para todos os clientes Infobrasil.

    Relatório Físico e Fiscal

    Mudança nas Listagens do Sistema Retaguarda!

    A nova versão do Sistema traz a atualização de diversas listagens e relatórios do Sistema Retaguarda. Essas listagens levam no topo de suas telas, uma caixa de seleção com duas (2) funções distintas, são elas PED e PDV. Ao selecionar PED, a listagem passa a apresentar apenas as informações referentes a lançamentos gerenciais, sem envolvimento com Físco. Ao selecionar PDV, a listagem passa a trazer em seus resultados apenas valores referentes ao Fisco, ou seja, informações fiscais.

    No resumo, os campos de seleção PED e PEV no topo de cada tela de listagem alteram os valores exibidos como resultados nos relatórios do sistema.

    A mudança alinha os diferentes resultados buscados pelos dois tipos de perfis diferentes de clientes da Infobrasil, tornando esse módulo tão importante, mais prático e melhor organizado.

    A mudança foi implementada na versão do dia 03 de Maio e é direcionada para todos os clientes Infobrasil. OBSERVAÇÃO > Lembrando que as listagens que já foram implementada essa mudança, são aquelas com o nome (PED/PDV) no final de cada nome.

    Indicadores Bloco K

    Nova Atualização no Site Infobrasil

    Criei uma nova página sobre o Bloco K do Sped Fiscal, dessa vez apresentando outras informações e destinando as mesmas para visitantes do site ou clientes em geral

    A publicação foi feita na categoria Indicadores. Como de fato é mais uma funcionalidade importante do Sistema, além de obrigatória

    Veja mais sobre o novo indicador no link - Bloco K do SPED Fiscal:

    > Bloco K do SPED Fiscal

    Para ver outros indicadores no site, acesse a página de categorias:

    Ordens de Produção

    Novo modo de Produção no Sistema Retaguarda para Bloco K.

    Para atender as obrigatoriedades de fiscalização do estoque de produção para o livro digital, Bloco K. Foram feitas algumas implementações no Sistema Retaguarda, visando o controle do estoque fiscal de produção.

    Depois de cadastrar o produto "acabado", cadastrar os itens de matérias prima e adicioná-los na composição do produto. Será possível criar a ordem de produção para o produto "acabado", ou seja, o item que será produzido.

    Após adicionar, no Detalhamento da tela de Ordem de Produção, as informações sobre o lançamento da ordem. O usuário poderá carregar o consumo das máteria prima junto a ordem de Produção. Para isso foi criado o botão Favorito (Botão Amarelo com Estrela) com as opções; Carregar Consumos, Limpar Consumos e Gerar Entrada Acabada e Saida de Insumos.

    A mudança foi implementada na versão do dia 12 de Abril e é direcionada para todos os clientes Infobrasil. A nova tela pode ser encontrada no Módulo Fiscal do Sistema Retaguarda.

    OBSERVAÇÃO > Essas informações fazem parte da segunda etapa, ela deve ser realizada após cadastrar os produtos acabados e suas matérias primas. Veja mais sobre isso no link Estoque - Produtos e Matéria Prima:

    > Estoque - Produtos e Matéria Prima

    VEJA O VÍDEO Ordens de Produção MAIS ABAIXO:

    ESTOQUE - PRODUTO E MATÉRIA PRIMA

    Novo modo de Produção no Sistema Retaguarda para Bloco K.

    Para atender as obrigatoriedades de fiscalização do estoque de produção para o livro digital, Bloco K. Foram feitas algumas implementações no Sistema Retaguarda, visando o controle do estoque fiscal de produção.

    No cadastro do produto "acabado", o item de produção, deve ser atribuido o Tipo de Item como PRODUTO ACABADO. Já nos itens que irão compor o produto "acabado", o campo Tipo de Item deve ficar definido como MATÉRIA PRIMA. Durante o cadastro das matérias primas, o campo Preço de Compra Fiscal também deve ser atribuído um valor. Só assim esse valor será levado na composição do preço do produto "acabado".

    A mudança foi implementada na versão do dia 12 de Abril e é direcionada para todos os clientes Infobrasil.

    OBSERVAÇÃO > Essas informações fazem parte da primeira etapa, são as premissas para criação das ordens de produção. Depois de visualizar o vídeo abaixo clique no link Ordens de Produção para entender melhor sobre o conteúdo:

    > Ordens de Produção

    VEJA O VÍDEO Produtos e Matéria Prima MAIS ABAIXO:

    Bloco K

    O Bloco K é o livro e registro de controle de produção e estoque na versão digital. O objetivo central do projeto é apertar o cerco contra as indústrias que encontram maneiras de fugir dos impostos no que diz ao controle de matérias primas, insumos e do estoque. Para entender melhor o Bloco K, é necessário aprofundar-se no SPED, mais especificamente na EFD.

    O que é o SPED?

    O SPED, como é comumente chamado, foi instituído em 2009. É o Sistema Público de Escrituração Digital e visa modernizar e garantir o envio das obrigações enviadas pelos contribuintes e pelas empresas aos órgãos fiscalizadores e à Receita Federal.

    O SPED é dividido em cinco subprojetos:

    NF-e – nota fiscal eletrônica;

    CT-e – conhecimento de transporte eletrônico;

    NFS-e – nota fiscal de serviços eletrônica;

    ECD – escrituração contábil digital;

    EFD – escrituração fiscal digital.

    O que é a EFD?

    A definição da sigla vem do próprio site da EFD:

    "A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

    Este arquivo deverá ser gerado pelo contribuinte, com base nas especificações técnicas do leiaute da EFD, previsto no Ato Cotepe/ICMS nº 09/2008, assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente SPED.".

    A EFD, por sua vez, é dividida em blocos:

    Bloco C – documentos fiscais I – mercadorias (ICMS/IPI), obrigatório desde janeiro de 2012;

    Bloco D – documentos fiscais II – serviços (ICMS), obrigatório desde janeiro de 2012;

    Bloco E – apuração do ICMS e do IPI, obrigatório desde janeiro de 2012;

    Bloco G – controle de crédito de ICMS do ativo permanente (CIAP), obrigatório desde janeiro de 2011;

    Bloco H – inventário físico, obrigatório desde janeiro de 2012 em SP;

    Bloco K – livro de registro de controle da produção e do estoque.

    O Bloco K

    O bloco K é a vertente do SPED Fiscal relacionada ao processo de geração da EFD e a transmissão dele à Receita Federal. Diretamente relacionado ao estoque e controle da produção, visa fornecer informações em tempo real sobre a produção, os insumos e o estoque final da produção (já escriturado).

    Para a grande maioria das empresas, essa nova obrigação representa mais custos e, principalmente, mais burocracia. Isso porque muitas delas não definiram os processos internos para os envios ainda e, principalmente, porque a obrigação vai requerer softwares específicos de gerenciamento e um controle muito mais presente no dia a dia a fim de evitar multas.

    Caso a empresa não apresente as informações, ou ainda, as apresente com erros, pode ser punida com multas e, em casos mais graves, ter a emissão de notas fiscais eletrônicas suspensas.

    Informações do Bloco K

    As informações a serem repassadas dentro do bloco K são:

    A quantidade produzida;

    A quantidade de materiais consumida;

    A quantidade produzida em terceiros;

    A quantidade de materiais consumida na produção em terceiros;

    Todas as movimentações internas de estoque que não estejam diretamente relacionadas à produção;

    A posição de estoque de todos os seus produtos acabados, semiacabados e matérias primas, separando:

    Materiais de propriedade da empresa e em seu poder;

    Materiais de propriedade da empresa e em poder de terceiros;

    Materiais de propriedade de terceiros em poder da empresa;

    A lista de materiais padrão de todos os produtos fabricados na produção própria e em terceiros.