Por Ruan Gabriel - Abril de 2022
OBJETIVO > Explicar o funcionamento do módulo de pedidos de compras e o lançamento de forma manual e automática.
VANTAGENS - O pedido de compras facilita na rotina de reposição de estoque tornando o processo mais rápido e coordenado, permitindo que o usuário possa realizar o lançamento de forma automática através de informações como estoque mínimo e estoque por período de venda e em seguida, imprimir o documento e encaminhar o pedido ao fornecedor.
PREMISSAS:
Configuração dos campos estoque mínimo e/ou estoque máximo produtos (dependerá de como o usuário irá gerar o pedido); Perfil 338 de Loja - VALIDA PEDIDO NA INTEGRAÇÃO DE XML NAS ENTRADAS (opcional); Perfil 126 de usuário - PEDIDOS DE COMPRAS - ACESSAR, INCLUIR, ALTERAR, EXCLUIR
Por Ruan Gabriel - Abril de 2022
OBJETIVO > Explicar o procedimento de lançamento de uma cotação para a comparação de preços de compras de produtos e a geração de um pedido de compras a partir dela.
VANTAGENS - Auxilia o lojista a chegar a conclusão a respeito de qual fornecedor tem a melhor oferta para que seja gerado um pedido de compras com base na melhor cotação.
PREMISSAS:
Configurar Perfil de Usuário: 355 COTAÇÕES - ACESSAR, INCLUIR - ALTERAR - EXCLUIR (S-SIM|N-NÃO); Configurar Perfil de Usuários: 357 COTAÇÕES - LISTAGENS(S-SIM|N-NÃO)
OBSERVAÇÃO - É interessante assistir a aula a respeito de Pedidos de compras antes, levando em consideração que estes módlos se complementam.
Markup - Modelo 12
OBJETIVO > Entender como funciona o Modelo 12 de Markup da INFOBRASIL.
SITUAÇÕES - Situação Indicada - clientes optantes pelo Simples Nacional.
PREMISSAS:
1ª Ativar o perfil de Loja 74 com o modelo 12.
2ª Configurar no cadastro da loja, o campos CRT de ICMS para Simples Nacional.
3ª Adicionar no cadastro da loja, no campos %SuperSimples, o percentual da taxa para Super o Simples.
PERFIl DE LOJA UTILIZADO:
74 - MODELO DE MARKUP DE PRODUTOS Perfil [12] Valor [0,00]
OBSERVAÇÃO - O modelo 12 de markup se aplica ao cliente que deseja trabalhar configurando cada produto de forma individual, ou seja, sem criar dados prévios na composição do markup de cada produto.
Trabalhar com Simulador de Vendas e Módulo de Entregas no DAV.
OBJETIVO > Trabalhar com Simulador de Vendas e Módulo de Entregas no DAV.
SITUAÇÕES - Situação Indicada - Vendas realizadas por lojas matrizes ou filiais com estoques saindo dos Depósitos. Situação Secundária - Vendas realizadas por lojas com depósito na própria loja.
OBSERVAÇÃO - Para entender melhor como funciona a tela e suas operações é importante conhecer o módulo de vendas(DAV) e assistir ao vídeo tutorial mais abaixo. Lembrando que o vídeo aborda como utilizar a tela de entregas exemplificando os clientes com lojas com depósito na própria loja, ou seja, que fazem vendas e o estoque sai da própria loja. Na segunda parte veremos como trabalhar com simulador de vendas com aprovação da mesma e depois com a entrega saindo do depósito ou outra loja.
O módulo de Entregas foi adicionados ao sistema Retaguarda em 2019, inicialmente desenvolvida para a RG Móveis trabalhar com entregas saindo do depósito. Porém podendo ser utilizado hoje por quelquer um de nossos clientes.
Módulo de Estoque - Cadastro de produtos
OBJETIVO > Entender como funciona a Composição do Markup e o Simulador de Preços de Vendas. Entender os campos e como cadastrar as informações para que o sistema Retaguarda faça o cáclculo correto do preço de venda dos produtos simulados.
VANTAGEM - Melhoria na gestão financeira; Mais segurança nas negociações; Estabelecer limites para os descontos; Cobertura de todos os custos; Geração de lucro positivo e etc.
PREMISSA - No Perfil de Loja 74 - MODELO DE MARKUP DE PRODUTO, o campo Perfil deve está com algum valor definido, esse valor é o modelo de markup escolhido para o cálculo do sistema.
OBSERVAÇÃO - Para entender melhor como funciona a tela e suas operações é importante conhecer conceitualmente um Mark-up, seu objetivo e seus cálculos. Para isso acompanhem o manual ou na página de indicadores do site da Infobrasil.
A tela de Composição e o Simulador de Markup foram adicionados ao sistema Retaguarda em 2018, mas a partir da versão de 06 de Setembro de 2019, foram feitas várias correções nos cálculos, inclusive novas atualizações conceituais na tela foram incluídas na versão do dia 20 de Setembro de 2019.
Modelo de Mark-up 38 INFOBRASIL
Marck-up Divisor
OBJETIVO > Entender como funciona o Modelo 38 de Mark-up da INFOBRASIL e Aprender, com base nos seus resultados desse, a apllicar o mark-up divisor e obter o preço de venda.
VANTAGEM - Ter conhecimento dos preços dos produtos cotados entre vários fornecedores diferentes e com isso tomar melhores decisões na hora da compra. Impactando diretamente em uma redução de gastos, melhor composição de preço e maior lucratividade.
O que é o Modelo 38 de Mark-up?
PREMISSA - No Perfil de Loja 74 - MODELO DE MARKUP DE PRODUTO, o campo Perfil deve está com valor 38 definido.
OBSERVAÇÃO - Ao final desse conteúdo, ainda se faz necessário entender como utilizar o conhecimento obtido aqui para aplicar dentro do Sistema Retaguarda, mas precisamente no módulo de Estoque, na tela de Produtos, nas abas Composição do Markup e na tela do Simulador de Preço de Venda.
A tela de Composição e o Simulador de Markup foram adicionados ao sistema Retaguarda em 2018, mas a partir dessa versão de 06 de Setembro, foram feitas várias correções nos cálculos, inclusive nesse novo modelo 38.
O Modelo 38 é destinado para Empresas do Simples Nacional com Regime de Substituição Fiscal
Nova tela no menu Compras do Sistema Retaguarda!
Trata-se da tela de Cotação.
OBJETIVO > Comparar preços de determinados produtos em fornecedores diferentes para cotar o melhor preço entre eles.
VANTAGEM - Ter conhecimento dos preços dos produtos cotados entre vários fornecedores diferentes e com isso tomar melhores decisões na hora da compra. Impactando diretamente em uma redução de gastos, melhor composição de preço e maior lucratividade.
COMO FUNCIONA:
OBSERVAÇÃO 1 - O botão Produtos e Fornecedores, exibe a listagens com a relação de todos os produtos e todos os fornecedores que entraram no processo de cotação.
OBSERVAÇÃO 2 - O botão Produtos por Fornecedor, exibe a listagens com a relação de todos os produtos apenas de um fornecedor, nesse caso, deve-se clicar no fornecedor que se deseja antes de clicar no botão Produtos por Fornecedor.
A tela de Cotação foi adicionada na versão do dia 19 de Agosto, mas teve o layout atualizado e além de novas funcionalidades implementadas na versão do dia 23 de Agosto de 2019.
O objetivo desse vídeo é apresentar o novo Perfil de Loja 363 - VENDAS NO DAV COM VENDEDOR SOMENTE DA PROPRIA LOJA.
OBJETIVO > Limitar as vendas para a Loja com vendedores de outras lojas. Esse perfil tem o objetivo principal de limitar vendas para vendedores que não sejam da loja ao qual o usuário logado esteja cadastrado. não é um perfil necessariamente focado para os usuários. Ainda assim o perfil 363 tem algumas implicações e observações sobre os usuários marcados como LIVRES e NÃO LIVRES.
OBSERVAÇÃO GERAL - As regra apresentadas abaixo se aplicam a uma simulação onde um usuário com vendedor da loja 1 tenta realizar vendas para um vendedor da loja 2. Esse conceito se aplica para quaisquer outras lojas, ou seja, é a mesma lógica.
Observação 1 - Perfil ATIVADO + Usuário LIVRE
Permite fazer a venda, mas direciona a mesma para a loja do vendedor e não para a loja do usuário logado.
Observação 2 - Perfil DESATIVADO + Usuário LIVRE
Permite fazer a venda, mas direciona a mesma para a loja do vendedor e não para a loja do usuário logado. Mesma regra da observação 1
Observação 3 - Perfil ATIVADO + Usuário NÃO LIVRE
Não Permite fazer a venda e apresenta a mensagem ("VENDEDOR NÃO PERTECE A ESSA LOJA"), ou seja, o usuário não poderá realizar vendas com vendedores de outras lojas.
Observação 4 - Perfil DESATIVADO + Usuário NÃO LIVRE
Permite fazer a venda com vendedores de outras lojas, mas a venda vai pertencer à loja do usuário logado.
OBSERVAÇÃO DO PERFIL > O campo Perfil do Perfil de Loja 363 tem sua definição definida por S(SIM) ou N(NAO).
Assista o vídeo abaixo para entender melhor sobre o novo Perfil:
O objetivo desse vídeo é apresentar a nova funcionalidade do Sistema InfoPDV-e! Trata-se da Função 31* - MUDAR VENDEDOR NO INFOPDV ELETRÔNICO.
OBSERVAÇÃO > Para utilizar essa função é necessário que o cliente trabalhe apenas Fiscal. Para isso, o Perfil de Loja 101 - UTILIZA VENDEDOR NO PDV deve ser ativado como S(SIM).
A nova funcionalidade permite que o usuário do Caixa possa alterar o código do vendedor, ou seja, o vendedor responsável pela venda, durante o processo de emissão do Cupom Fiscal no InfoPDV Eletrônico.
A mudança foi adicionada na versão do dia 14 de Maio, foi desenvolvida para todos os CLIENTES INFOBRASIL.
Assista o vídeo abaixo para entender melhor sobre a nova funcionalidade:
O objetivo desse vídeo é apresentar como lançar uma venda com itens de montagem e lançar a montagem desses itens em um único documento no DAV, mas com os itens individualizados por fluxos, onde cada um dos itens na venda tem seus próprios montadores e seu próprio lançamento de montagem.
Com a atualização o DAV passa a ter dois modelos distintos, o modelo 1 padrão contendo apenas dois montadores, onde a montagem dos itens remete toda à venda, não levando em conta a quantidade de itens vendidos. E o modelo 2, onde uma venda com mais de um item pode ter dois montadores por cada item da venda e cada item tem seu próprio lançamento de montagem separados por fluxos.
ATENÇÃO AO VÍDEO!
O objetivo desse vídeo é apresentar como criar uma ordem de produção e gerar o estoque fiscal de cada matéria prima do item produzido. Após esse processo, o item produzido será gerado no estoque de produtos para revenda, além de ter o estoque fiscal da matéria prima gerado.
As Ordens de Produção fazem parte do controle de estoque fiscal da produção, estabelecido pelo Bloco K. A nova tela pode ser encontrada no Módulo Fiscal do Sistema Retaguarda.
ATENÇÃO AO VÍDEO!
O objetivo desse vídeo é apresentar como cadastrar um Produto "acabado", a Matéria Prima desse produto e fazer a composição entre ambos. Unindo o produto acabado e matéria prima para formar o item de produção. Após essa etapa será possível fazer lançamentos de Ordens de Produção.
As Ordens de Produção fazem parte do controle de estoque fiscal da produção, estabelecido pelo Bloco K.
ATENÇÃO AO VÍDEO!
O objetivo desse treinamento é apresentar o Bloco K, sua obrigatoriedade e informações sobre seus impactos para o comércio atacadista.
ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES DO VÍDEO!
O objetivo desse treinamento é apresentar o Bloco K, sua obrigatoriedade, o cronograma de implantação e seus impactos.
Também será apresentada uma operação de produção, como exemplo para ilustrar o funcionamento de alguns exemplos de registros obrigatórios e da árvore que irá alimentar a ficha técnica do produto.
MUITA ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES DO VÍDEO!
Uma nova função foi adicionada para a funcionalidade Conta Corrente de Funcionários. A função se trata do Banco de Horas. Uma nova tela onde os funcionários poderão fazer lançamentos de horas extras trabalhadas ou períodos de tempo que são devidos para empresa, como atrasos e etc.
A nova função permite adicionar um histórico com períodos de tempo definidos como Débito ou Crédito. Com isso, o Sistema Retaguarda criará uma lista de lançamentos onde o resultado do saldo será os valores de credor menos o devedor (S = C-D). Exibindo no final o resultado como saldo do banco de horas. Também é possivelo fazer lançamentos de Banco de Horas automaticamente pela tela de Conta Corrente de Funcionários.
ASSISTA OS DOIS VÍDEOS ABAIXO!
Uma nova função foi criada no menu FINANCEIRO do Sistema Retaguarda. A função foi desenvolvida para integrar o sistema da Boavista Tecnologia, o e-Extrato. O E-extrato é uma solução inteligente que realiza a conciliação das vendas com cartões.
A nova função permite enviar um XML com uma quantidade de 300 registros de vendas, realizadas em um determinado período a livre escolha. Depois envia para o sistema da Boavista que retorna os pagamentos recebidos, as antecipações ou as vendas que ainda não foram recebidas. Com isso, dos 300 registrosos retornados, apenas os reportados como recebidos são automaticamente baixados no Contas a Receber do Sistema Retagurda. Automatizando esse processo, que sem o E-extrato, seria manual.
A mudança foi implementada na versão do dia 12 de Março e é direcionada para todos os clientes Infobrasil.
OBSERVAÇÃO > A quantidade de registros foi elevada de 300 para 2.000 registros, isso exclusivamente para o Sistema Retaguarda.
VEJA MAIS NO VÍDEO ABAIXO:
O módulo de Gestões recebeu uma novidade na área de Seguros, se trata da função Time de Seguros.
Essa nova função foi criada para expandir as alternativas para adicionar novas modalidades de seguros para os produtos. Para que tudo funcione correto, o usuário precisará ativar o perfil de Loja 86 e utilizar a opção 3 de definição(Valor Item Venda X Percentual Time Produto Seguro). Além disso os produtos precisam ter o campo Garantia Estendida, marcado como SIM, na tela de Produtos - Aba Configurações.
Após realizadas as parametrizações dos requisitos acima, o usuário poderá começar a cadastrar suas modalidades de seguros para serem usadas nas vendas no DAV ou no Simulador de Vendas
Foi adicionada uma nova função na tela do Contas a Pagar. A novidade se trata da aba Análise e Projeção de Pagamentos.
A nova aba vai mostrar todos os documentos que já foram pagos e seus valores envolvidos, isso dentro de um período determinado pelo usuário ao usar essa operação. O usuário precisará informar na tela de pesquisas o período escolhido, selecionar a opção Pagamentos e depois clicar na aba Análise e Projeção de Pagamentos, com isso um gráfico será exibido com as informações na tela.
Acesse a nova aba e sua funcionalidade em Finacneiro - Contas a Pagar. A atualização foi implementada na versão do dia 13 de Fevereiro e é direcionada para todos os clientes infobrasil.
Foi adicionada uma nova função na tela de clientes. A novidade se trata do Histórico de Compras do cliente. Ao clicar no botão Histórico, no topo da tela Clientes, o Sistema Retaguarda abrirá uma listagem com todas as vendas do cliente. Para que o histórico seja mostrado, o usuário precisará apenas chamar o cliente desejado na tela e clicar na função Histórico.
A atualização foi implementada na versão do dia 13 de Fevereiro e é direcionada para todos os clientes infobrasil.