Centros de Custos
Podemos definir o centro de custo como sendo uma ferramenta fundamental para seleção é controle dos gastos.
Os centros de custos são grupos de contas, desenvolvido para ajudar na analise de resultados. São unidades dentro de uma organização, ou seja, são áreas ou departamentos de uma empresa.
Um departamento pode ser subdividido em um ou mais centro de custos. A departamentalização é a divisão da empresa em áreas distintas, de acordo com as atividades desenvolvidas em cada uma dessas áreas.
Dependendo da nomenclatura utilizada na sua empresa, essas áreas poderão ser chamadas de departamentos, setores, centros, ilhas, seção ou outros nomes. Os departamentos são unidades operacionais, representadas por um conjunto de recursos humanos e de capital, de características semelhantes, desenvolvendo atividades de estrutura ou função parecidas, dentro da mesma área.
Exemplo:
Numa indústria, por exemplo, existem departamentos produtivos, como montagem e departamentos auxiliares, como o de manutenção.
Para iniciar o controle de Centros de Custos, é preciso primeiro cadastrá-los e configura-lo no Sistema Retaguarda.
A tela Centro de Custos é constituída de dois formulários. Lançamentos e Históricos.
LAMÇAMENTOS:
-
CENTROS
Em lançamentos podem ser criados, alterados e excluídos os Centros de Custos. Também é em lançamentos que se encontra o atalho para cadastro dos Grupos em que os Centros farão parte. No cadastro do Centro de Custo deve ser informada uma Descrição para o mesmo, que será o nome do centro. O sistema Retaguarda cria automaticamente o Código, deve ser informado o Grupo, o Tipo de Despesa e definir o Rateio.
O campo Previsão Mensal é utilizado para atribuir um valor, esse valor será a quantidade prevista para o Centro. Ele pode ser utilizado para gerenciar melhor os limites de valores para cada centro. O Sistema Retaguarda sempre informará quando esse limite for atingido, essa infrmação será apresentada no momento que o usuário tentar fazer um novo lançamento para o Centro no qual a Previsão for atingida.
O campo Conta Bancária Loja Titular deve ser informado se o Centro mantiver relação com a Conciliação Bancária.
O campo Participa da DRE pode ser marcada como S (SIM) ou N (NÃO), se Sim o Centro será computado, se Não o Centro não será computado nos relatórios de Demonstrativo de Resultado do Exercício, o DRE.
A Situação deve ser Ativa para que o Centro de Custo esteja ativado. A situação com valor Inativo só deve ser utilizada quando um determinado centro não for mais utilizado pela sua empresa.
HISTÓRICO:
-
REGISTRO DO CENTRO
Os lançamentos do centro podem ser adicionados manualmente, esses são os registros que constituirão o Centro de Custo. Esses lançamentos podem ser feitos de forma manual pela própria tela dos Centros de Custos ou de forma automática, através dos lançamentos realizados em outros módulos do Sistema Retaguarda. Lançamentos de outros módulos podem ser atribuídos a um Centro, ou seja, esses são direcionados como um registro de lançamento para Centro de Custo escolhido e poderão ser vistos aqui ou em relatórios.
DICA IB:
Para analisar melhor os resultados de um Centro de Custo, utilize as Listagens do Sistema Retaguarda como a listagem Centros de Custos (Despesas).
Está localizada no botão Relatórios, ao lado do título REGISTROS DO CENTRO.
-
Centros de Custos
ACIMA - Tela dos Centros de Custos. Em destaque as abas que formam a tela de Centros de Custos. Em Azul o Cabeçalho formado pela Aba Lançamentos.
Em vermelho a aba Detalhamento complementa a tela dos Centros de Custos.
-
Maior Centro
É um painel que mostra as métricas e indicadores totais do maior centro de custo, ou seja, aquele com maior valor de registros de centro.
Tem o objetivo de disponibilizar de forma visual esses resultados, facilitando a compreensão das informações geradas.
-
Menor Centro
É um painel que mostra as métricas e indicadores totais do menor centro de custo, ou seja, aquele com menor valor de registros de centro.
Tem o objetivo de disponibilizar de forma visual esses resultados, facilitando a compreensão das informações geradas.
BENEFÍCIOS - Os centros de custos são uma maneira eficiente de agrupar as despesas e as receitas para obter uma melhor análise de partes do negócio.
Compartilhamento de Informação
Muitos dados da empresa não podem ser compartilhados internamente, porém separando por centros de custos, cada área pode avaliar seu próprio desempenho financeiro. Revendo assim, seus gastos e receitas gerados em um departamento ou área específica.
Facilitação de Análise
Muitas vezes é difícil analisar o que vai bem ou mal dentro de uma empresa. Utilizando centro de custo, os relatórios se tornam mais refinados e análise se torna mais fácil. Podendo se separar um determinado centro, especificar as áreas de mais foco e obter uma melhor análise do que se deseja.
Veja mais sobre a importância dos Centros de Custos e seus benefícios, em nossa página de Idicadores:
PERFIS DE LOJA IMPORTANTES (Mais usados):
LOJAS - CENTROS DE CUSTOS
033 - OBRIGAR DIGITAÇÃO DO CENTRO DE CUSTO NO FLUXO DE CAIXA
137 - OBRIGAR DIGITAÇÃO DO CENTRO DE CUSTO NO CONTAS A PAGAR
PERFIS DE USUÁRIOS IMPORTANTES (Mais usados):
USUÁRIOS - MÓDULO CENTROS DE CUSTOS
159 - FINANCEIRO - CENTROS DE CUSTOS - ACESSAR, INCLUIR - ALTERAR - EXCLUIR
340 - FINANCEIRO - CENTROS DE CUSTOS - LISTAGENS DE CENTROS DE CUSTOS