e-Extrato
O E-extrato é uma plataforma integrada de conciliação desenvolvida pela empresa Boavista Tecnologia.
Visando essa integração, no software Retaguarda da Infobrasil Sistemas, foi desenvolvida uma ferramenta para interagir com essa plataforma de conciliação. O e - Extrato do Retaguarda tem a finalidade singular de se integrar com o E-extrato da empresa Boavista.
Objetivo:
O E-extrato é uma solução inteligente que tem o objetivo de realizar a conciliação de todas as vendas com cartões, enviar para o Sistema Retaguarda e com isso baixar no contas a receber, todas as vendas que já foram recebidas algum pagamento total ou parcial (Parcela (s)).
Como funciona?
A função permite enviar um XML com uma quantidade de 300 registros de vendas, realizadas em um determinado período a livre escolha.
Depois envia para o sistema da Boavista que retorna os pagamentos recebidos, as antecipações ou as vendas que ainda não foram recebidas. Com isso, dos 300 registrosos retornados, apenas os reportados como recebidos são automaticamente baixados no Contas a Receber do Sistema Retagurda. Automatizando esse processo, que sem o E-extrato, seria manual. A quantidade de registros de vendas foram elevadas de 300 para 2.000 registros e hoje para um número ilimitado, isso apenas e exclusivamente para o Sistema Retaguarda.
Premissas:
-
Ativar perfil de Loja
Ativar pefil de Loja 77 - OBRIGAR COMPROVANTE DE DAV DO CARTÃO (CV)
Perfil = S (SIM) Valor = 0,00
-
Criar a pasta BoaVista
A pasta deve ser criada dentro da pasta xmls que por sua vez deve ficar dentro da pasta principal do sistema Retaguarda, ou seja, pasta Infobrasil. O nome precisa ser exatamente BoaVista! Exemplo do caminho > C:\Infobrasil\XMLs\BoaVista.
-
Parametrizar as Bandeiras e OperadorasNa tela de Formas de Pagamento*, campo Bandeira CFe*, será preciso configurar cada uma dos Códigos das Operadoras de Cartão* utilizadas no financeiro e para cada operadora o Código da Bandeira na Integradora de Cartões* também deve ser cadastrado.Esse código da integradora é o número daquela bandeira no software da Boavista, que nesse caso é a integradora.
*Ver na imagem Formas de Pagamentos - [Bandeiras de Operadoras de Cartões].
-
Formas de Pagamentos - [Bandeiras de Operadoras de Cartões]ACIMA - Telas Formas de Pagamentos e Bandeiras de Operadoras de Cartões. No destaque vermelho o campo Código Bandeira CFe, necessário para identificar a bandeira do cartão utilizado nas operações com CFe. No destaque laranja o Código da Bandeira na Integradora do cartão, necessário para fazer a integração entre as bandeiras na integradora, ou seja, as bandeiras dos cartões na base de dados da Boavista tecnologia e do e-Extrato.
Na tela Credores Fornecedores*, aba Outras Informações, o campo Código Operadora* também deverá ser cadastrado com o código da operadora de cartão da integradora, nessa caso os códigos respectivos de cada fornecedora (operadora) na Boavista.
*Ver na imagem Formas de Pagamentos - [Bandeiras de Operadoras de Cartões].
-
Credores e Fornecedores - Integrações {Código Operadora}ACIMA - Tela de Credores e Fornecedores. No destaque vermelho o campo Código Operadora, necessário para fazer a integração entre as fornecedoras,ou seja, as operadoras dos cartões na base de dados da Boavista tecnologia e do e-Extrato.
-
Gravar as chaves
As chaves de segurança devem ser cedidas pela empresa Boavista Tecnologia ao cliente que contratou o serviço do E-extrato, essas chave são:
Chave de Acesso e Chave de Secreta.Sem as chaves de segurança é totalmente impossível realizar a integração dos documentos conciliados pois elas são a ponte de comunicação entre o Sistema Retaguarda e o software da Boavista tecnologia.
Gerando Remessa de Venda:
Escolha um período de vendas e clique em Gerar Remessa*, o sistema Retaguarda irá gerar um arquivo XML com todas as suas vendas registradas no período escolhido. Agora clique em Enviar Remessa* e escolha o arquivo XML que acabou de ser criado, o sistema Retaguarda enviará o arquivo XML para o E-extrato da Boavista que guardará as informações para conciliar posteriormente os retornos de pagamentos dessas vendas. *Ver na imagem Integração XML e-Extrato.
Observação - Os arquivo XML de remessa e retorno serão salvos dentro da pasta BoaVista, por isso a importância da mesma e por esse motivo a criação dessa pasta é uma premissa para o funcionamento dessa tela.
Gerando Retorno de Vendas:
Escolha um período para consultar os retornos de pagamentos e clique em Gerar Retorno*, o sistema Retaguarda irá gerar um arquivo XML com os registradas no período escolhido. Agora clique em Enviar Retorno* e escolha o arquivo XML que acabou de ser criado, o sistema Retaguarda enviará o arquivo XML de retorno para o E-extrato da Boavista que retorna a XML com os arquivos conciliados, ou seja, aqueles que foram recebidos pagamentos. Após isso clique em Baixar Vendas* para baixar os documentos, com valores recebidos, no contas a receber.
Ao clicar em Baixar Vendas, a baixa dos registros no contas a receber são realizadas automaticamente pelo sistema Retaguarda.
*Ver na imagem Integração XML e-Extrato.
-
Integração XML e-ExtratoACIMA - Tela do e-Extrato. No destaque vermelho o botão Baixar Venda, onde baixa todas os documentos do contas a receber que tiverem algum valor recebido pela operadora de cartão, seja uma parcela ou valor integral. No destaque laranja a Chave de Acesso e a Chave Secreta, sem elas é impossível realizar a integração do E-extrato.
-
Vídeo Aula Tutorial - e-ExtratoObservação Importante:Para que o Sistema Retaguarda gere os arquivos de remessa das vendas é importante que seja informado no financeiro de cada venda o Código de Autorização e o NSU da operação. Sem essas informações mencionadas no registro da venda, será impossível o sistema identificar os registros de venda que deverão ser enviados como remessa de venda ou retorno.DICA Info!O melhor momento para informar no sistema Retagurda o Código de Autorização e o NSU é no momento do fechamento da venda, na realização do financeiro da mesma, operação que deve ser efetivada no módulo de Caixa na aba Simulador Financeiro.CONCEITUANDO
-
NSU é a sigla para Número Sequencial Único. É um número único gerado para identificar uma transação ou uma nota fiscal.Através deste número de transação os setores financeiros mantém o controle de conciliação de todos os eventos referente as vendas, como baixa do cartão, estorno e cancelamentos.Código de Autorização é um código que é gerado a partir de cinco ou seis números por um banco emissor, o código usado para validar um cartão de crédito e aprová-lo quando uma compra ou venda é feita. Os códigos de autorização de cartão de crédito são exclusivos para cada transação separada e são usados para garantir uma transação segura e para evitar a ocorrência de fraude.Onde encontrar o NSU?O número do NSU pode ser identificado facilmente no comprovante de venda conforme os exemplos abaixo:
-
Exemplos [ NSU e Código de Autorização ]ACIMA - Modelos de via de cartão de crédito ou débito com NSU e Código de Autorização em destaque laranja e vermelho, respectivamente.
-
Tabelas e-Extrato [Operadoras e Bandeiras]

ACIMA - Tabela com os código das operadoras e bandeiras de cartão, utilizados pelo e-extrato da Boavista Tecnologia.