EFD

EFD quer dizer Escrituração Fiscal Digital. É um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Este arquivo deverá ser gerado pelo contribuinte, com base nas especificações técnicas do leiaute da EFD, previsto no Ato Cotepe/ICMS nº 09/2008, assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente SPED.
O contribuinte deverá utilizar a EFD para efetuar a escrituração dos livros:
Registro de Entradas, Registro de Saídas, Registro de Apuração do ICMS, Registro de Apuração do IPI, Registro do Inventário e do Documento de Controle de Crédito de ICMS do Ativo Imobilizado – CIAP.

A Escrituração Fiscal Digital é um dos projetos do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010), e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
O menu EFD do Sistema Retaguarda é uma tela de parametrização de informações fiscais. É um menu de opções constituído de uma séries de funções de ajustes, configurações e definições de parâmetros para arquivos e documentos fiscais dentro do Sistema Retagurada.
Entre os recursos do menu EFD, também se encontram as funções de geração de arquivos digitais como é no caso da Geração do SPED Contribuinte e Geração do SPEF Fiscal.
-
PRINTS - MENU EFD

ACIMA - Menu EFD com todos os recursos disponíveis exibidos em cascata e sub-menu SPED Fiscal.

ACIMA - Menu EFD com todos os recursos disponíveis exibidos em cascata e sub-menu Geração de Arquivos Digitais.