Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital responsável por registrar a venda de um produto com validade jurídica, garantida por assinatura digital.
O Módulo de Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, foi desenvolvido para documentar as operações de circulação de mercadorias ou prestação de serviços ocorridos entre partes. O sistema Retaguarda emite e armazena eletronicamente os documentos digitais, ou seja, as Notas Fiscais. A emissão da NF-e é diretamente enviada para Secretaria da Fazenda Estadual (SEFAZ) para validação, transmissão e retorno do XML.
O Sistema Retaguarda opera a rotina de NF-e com os módulos de Vendas(DAV), Transferências, e Físco de Entrada. Ainda compartilha informações com o Financeiro, Informações Gerenciais e Controle de Estoque Fiscal através da ficha de estoque e listagens ou relatórios.
O módulo ainda conta com a função de envio do XML e DANFE para e-mails dos clientes, transportadoras, contadores ou outro destinatário a escolha. As DANFE's podem ser consultadas e impressas a qualquer momento pelo usuário que operar o Sistema.
O que pode ser feito em NOTA FISCAL ELETRÔNICA?
Na tela de Nota Fiscal Eletrônica é possível Cadastrar a NF-e, Gerar a NF-e de um DAV ou S.O., Gerar o arquivo XML da NF-e, Validação de arquivo XML da NF-e, Exportação do arquivo XML, Impressão da Danfe, Enviar E-mail por Lotes, Enviar e Receber a Nota Fiscal Eletronicamente, Cancelamento e Inutilização da Nota Fiscal Eletrônica e Consulta de Status dos Serviços no Webservice da SEFAZ.
-
IMAGEM - ANATOMIA DA NF-E

Acima - Anatomia Completa de uma Nota Fiscal Eletrônica.
-
IMAGEM - FLUXO NF-E

Fluxo de Cadastro, Envio e Recebimento de uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
PRINTs - TELA DE CADASTRO E EMISSÃO DE NF-E
-
NF-e - Notas Fiscais Eletrônicas (Detalhamento e Itens)

ACIMA - Tela de Nota Fiscal Eletrônica. Em destaque verde alguns dos campos mais importantes de preenchimento, enumerados.
Em azul o formulário Detalhamento para adicinar os itens da nota. Em vermelho, a aba Itens que mostra os produtos na tela quando esses forem clicados.
-
Definição dos Campos em Destaque na imagem da tela de NF-e:
-
Númeração da Nota Fiscal Eletrônica perante a SEFAZ. (*Observações I)
-
Define se a Finalidade de Emissão é de uma NF-e Normal, Complementar, Ajuste, Devolução ou Retorno.
-
Define o Código da Natureza de Operação das Notas Fiscal, de acordo com o código informado se entende que é uma Nota de Entrada ou Saída, se é de dentro ou fora do estado e País. Ainda se identifica se é uma Venda, Devolução, Aquisição, Compras, Entrada, Remessa, Prestação de Serviços e outros.
-
Adiciona o Cliente destinatário para Nota Fiscal.
-
Referencia um número de documento de entrada de Compras quando for realizar uma devolução dessa entrada.
-
Define o modelo do documento que esta sendo referenciado como devolução, se uma NFE, EFC, NF1 ou outros.
-
Justifica o porquê de uma devolução ou Estorno. Informações adicionais para explicar uma devolução.
-
Adiciona os Produtos que fazem parte da nota fiscal. Produtos envolvidos na operação fiscal.
-
NF-e - Notas Fiscais Eletrônicas (Métodos e Validação)ACIMA - Tela de Nota Fiscal Eletrônica. Em destaque amarelo, a opção Rascunho para imprimir um documento comprovante da NF-e. No destaque verde, a aba de Validação da Chave e Protocolo da NF-e. Em destaque azul, as funções de Métodos como Status de Serviço, Criação da XML, Envio de NF-e, Envio de Carta de Correção, Envio de E-mails, Imprimir NFe, Imprimir Manifesto. No destaque vermelho, o botão Favoritos com as funções para Consultas, Validações Inutilização da Nota Fiscal Eletrônica.
-
Métodos e suas Funções e Operações:
Em Métodos é o local onde é possível realizar as operações de Envio, Consulta, Impressão, Inutilização e Cancelamentos das Notas Fiscais Eletrônicas.
-
Status de ServiçoVerifica o Serviço de Envio de NF-e. Essa verificação informa se o serviço esta ativo, ou seja, se o serviço para envia as NF-e está disponível e normalizado.
-
Criar XMLCria um arquivo XML a partir das informações adicionadas na tela de Nota Fiscal Eletrônica.
-
Envia NFeEnvia para a base de dados da SEFAZ a Nota Fiscal Eletrônica a partir do arquivo XML que foi criado com os dados da nota.
-
Enviar CC-eEnvia para a base de dados da SEFAZ uma Carta de Correção de uma Nota Fiscal Eletrônica enviada anteriormente.
-
Enviar EmailEnvia para o E-mail do cliente a XML da nota fiscal aberta na tela de NF-e.
-
Enviar LoteEnvia simultaneamente várias notas Fiscais Eletrônicas. Para isso as notas devem ser selecionadas pressionando o Botão Ctrl do teclado, após isso é só clicar em Enviar Lote.
-
Imprimir NF-eImprime uma Nota Fiscal Eletrônica em forma de DANFE.
-
Imprimir CC-e\ManifestoImprime uma Carta de Correção em forma de DANFE.
-
Favoritos
-
Cancelar NF-e - Cancela a NF-e através da Chave Eletrônica ou do XML da nota.
-
Consultas - Consulta na base da SEFAZ a NF-e através da Chave Eletrônica ou do XML da nota.
-
Inutilizar Numeração de NF-e - Inutiliza uma numeração de Nota que não será mais utilizada.(*Observações II)
-
NF-e - Notas Fiscais Eletrônicas (Configurações)ACIMA - Tela de Nota Fiscal Eletrônica.
Em destaque os Campos que fazem parte das Configurações do Certificado Digital para assinar a NF-e digitalmente e E-mail para enviar a Nota Fiscal Eletrônica para o e-mail do destinatário. Abaixo seguem as definições de cada um dos destaques na imagem acima.
-
Configurações e suas Funções e Operações:
Em Configurações é o local onde é possível realizar as operações de configuração e seleção do Certificado Digital, Email da Loja e outros. (*Observações III)
-
Certificado - Tipo de Emissão - Número de Série - Configura o tipo de Emissão (libCapicom) e Seleciona o Certificado Digital referente a loja que enviará a NF-e em tela.
-
Email - Configuração do Email - Configura os parâmetros do Servidor SMTP do e-mail da Loja para que o sistema possa envia as notas fiscais para o e-mail do destinatário da Nota Fiscal Eletrônica.
OBSERVAÇÕES:
-
A numeração da nota fiscal é gerada por Loja, ou seja, cada loja tem sua própria numeração. Saiba que se utilizar duas lojas no sistema haverá duas numerações de loja, numeração de nota 01 para loja 1 e numeração de nota 01 para loja 2. Assim se segue...
-
Quando não for utilizar uma numeração de nota que no sistema estiver com situação pendente, essa nota deverá ser Inutilizada perante a SEFAZ e depois Cancelada para o sistema. A Secretaria da Fazenda Estadual requer que seja informada toda numeração de nota e sua situação, ou seja, Autorizada, Cancelada ou Inutilizada.
-
O usuário poderá alterar o Certificado Digital quando precisar enviar NF-e de outra Loja. O Certificado deverá estar devidamente instalado na máquina, com isso, é só alterar o Número de Série do certificado na Função Número de Série localizada em Configurações na tela de NF-e.
-
Requisito para uso da Função Nota Fiscal Eletrônica:
Possuir certificado Digital no padrão ICP-Brasil - tipos A1 ou A3.
Acesso à internet.