×
Menu
Índex
  • ORDENS DE SERVIÇOS

ORDENS DE SERVIÇOS

 
 
O Módulo de O.S. foi desenvolvido para as empresas que trabalham com ORDENS DE SERVIÇOS de forma gerencial e fiscal.
 
A tela de O.S. é formada por quatro formulários, são eles Detalhamento, Equipamentos Acessórios, Itens da Ordem de Serviço e Financeiro.  Ainda constitui a tela uma aba de buscas chamada Pesquisas.
 
O módulo de Ordens de Serviços ainda possibilita Gerar Ordens de Serviços através dos Fiscos de Saída utilizando o comando F5 no teclado, um botão de Imprimir a Ordem de Serviço no topo da tela e um visualizador do Estoque por Loja, mostrando o estoque do item na tela, sempre que clicar sobre o mesmo.
 
  • CABEÇALHO
Os dois primeiros formulários ficam localizados no Cabeçalho da Ordem de Serviço, são eles Detalhamento e Equipamentos Acessórios de Defeitos Apresentados. Nesses dois cabeçalhos são lançadas a maior parte e as principais informações da Ordem de Serviço.
 
Detalhamento
Em Detalhamento o usuário poderá lançar as O.S.'s de maneira detalhada, informando campos importantes e essenciais como o Tipo da O.S. e o Tipo de Operação. Os Tipos de O.S. podem ser; Internas, Externas, Garantia, Locação e Retorno. Os Tipos de Operações podem ser cadastrados a gosto de cada estabelecimento, ou seja, este campo é um formulário onde seus dados podem ser criados ou cadastrados na área administrativa do Sistema Retaguarda, no menu Administrativo.
 
Para cada tipo de ordem de serviço o usuário poderá trabalhar de forma organizada detalhando os status e os tipos de operações dos serviços. Ainda podem informar o cliente, o bem, veículo, solicitante e outras informações.
 
Equipamentos Acessórios de Defeitos Aparesentados
Em Equipamentos, acessórios e defeitos apresentados pode ser informada uma descrição dos itens e produtos, informando também número de série, modelo e acessórios. Ainda podem ser informados aqui, os defeitos apresentados nos equipamentos.
 
  • Itens da O.S
    O terceiro formulário é o chamado, Itens da O.S., onde nele podem lançados os produtos, bens e as informações  sobre defeitos apresentados ao mesmo. Podendo também nesta área informar o serviço executado, data de garantia, quantidade, valores envolvidos, informações adicionais ao serviço ou item e outros.
     
  • F6-Finance
    O quarto formulário é na verdade o local para lançamento do Financeiro da ordem de serviço, com planos e formas de pagamentos. Nesta área da tela também existe o botão Garantia para gerar e imprimir uma garantia da O.S. além de outro botão, o de Calculadora, disponibilizado para auxiliar ao efetuar cálculos rápidos no lançamento do financeiro.
 
  • F11-Pesquisas
A aba de Pesquisas foi desenvolvida para fazer as buscas por documentos de O.S. já registrados no Sistema Retaguarda. Em pesquisas existem dois botões em formas de ícones que auxiliam na busca. O primeiro é a Lupa que pesquisa por período desejado, este período pode ser ajustado na tela logo ao lado do ícone da Lupa. O segundo é a Lanterna, essa por sua vez faz a busca de todas as Ordens de Serviços pendentes, sem que o usuário precise escolher um período, um clique na lanterna e o sistema mostrará qualquer registro de O.S. pendente.
 
DICA IB:
O comando F5 do teclado pode ser utilizado para informar um número de um Fisco de Saída referente a uma Ordem de Serviço. Com isso o Sistema Retaguarda vai gerar uma O.S a partir deste Fisco de Saída.
 
PRINT's - TELA DE ORDENS DE SERVIÇOS
  • Ordens de Serviços
ACIMA - Tela de Ordens de Serviços. Em destaque azul, formulário de Detalhamento da O.S. Em vermelho, formulário para adicionar os Itens da O.S. Em amarelo, formulário para lançamento do Financeiro da O.S e impressão da Garantia. No topo em verde, um visualizador do estoque dos itens selecionados na tela de ordem de serviços.
 
ACIMA - Tela de Ordem de Serviços. Em destaque azul o formulário de Equipamentos para adicionar os acessórios e defeitos apresentados ao mesmo.
Abaixo em vermelho, a aba de Pesquisas para buscar no sistema as ordens de serviços que já foram lançadas no sistema.
 
  • ETAPAS DE UMA ORDEM DE SERVIÇO:
A Ordem de Serviço pode ser realizada de forma mais completa informando os quatros formulários contidos e unificados na tela de O.S. Detalhamento, Equipamentos Acessórios e Defeitos Apresentados, Itens da O.S. e Financeiro.
 
Etapa 1 - Cabeçalho da Ordem de Serviço - Primeiramente o usuário deve informar os dados que constituirão o Cabeçalho da ordem de serviço. O Cabeçalho é formado pelas Abas Detalhamento e Equipamentos, Acessórios e defeito apresentado. Aqui devem ser preenchidos os campos de acordo com o necessário para a O.S.
 
Etapa 2 - Itens da Ordem de Serviço - Nesta parte deverá ser adicionada o Item ou o Serviço que representa a O.S. Podem ser acrescentadas Informações Adicionais, Defeito Apresentado e Serviço Executado, as Quantidades, Valores e Descontos.
 
Etapa 3 - Financeiro da Ordem de Serviço - Por fim o Financeiro da Ordem de Serviço deve ser preenchido, Plano e Forma de Pagamento para a O.S. Aqui também pode ser encontrada a aba de Pesquisa das Ordens de Serviços e imprimida a Garantia.
 
PERFIS DE LOJA IMPORTANTES (Mais usados):
072 - VALOR MÍNIMO PARA APROVAÇÃO DE ORDEM DE SERVIÇOS
 
159 - MODELO DE COMPROVANTE DE ORDEM DE SERVICOS
160 - MODELO DE COMPROVANTE DE GARANTIA ORDEM DE SERVIÇOS
 
175 - PRAZO EM DIAS PARA RETIRADA DO EQUIPAMENTO DEIXADO PARA CONSERTO NA ORDEM DE SERVIÇOS
 
PERFIS DE USUÁRIO IMPORTANTES (Mais usados):
022 - CAIXAS - CANCELAMENTO DE DAV OU ORDEM DE SERVIÇOS COM DATA ATUAL ( DO DIA)
S-SIM
N-NÃO
 
168 - CAIXAS - CANCELAMENTO DE DAV OU ORDEM DE SERVIÇOS
S-SIM
N-NÃO
 
231 - ORDEM DE SERVIÇOS - PREÇO UNITÁRIO LIVRE
S-SIM
N-NÃO
A ajuda online é criada com Dr.Explain