×
Menu
Índex

Usuários

 
USUÁRIOS é a tela desenvolvida para realizar a criação das Contas de Usuários responsáveis por entrar, logar, e utilizar o Sistema Retaguarda. Essa tela também é utilizada para gerenciar as permissões que cada usuário cadastrado terá para fazer operações nas mais variadas telas dos Sistemas da InfoBrasil.
 
A tela de usuários é formada por um formulário principal, chamada Dados do Usuário* uma aba chamada Perfis* que comporta e outra aba chamada de Pesquisas*, juntas elas constituem o formulário da tela de usuários.
*Ver nas imagens, [Usuários] Perfis e [Usuários] Dados do Usuário.
 
A tela Perfis* que se encontra no menu de Usuários*, foi desenvolvida para que um usuário administrador possa realizar as configuração das permissões dos outros usuários cadastrados no sistema. Assim o Retaguarda limitará o uso dos módulos do sistema de forma adequada para cada usuário, definindo seus respectivos módulos de acessos, funções e operações atribuídas aos mesmos.*
*Ver na imagem, [Usuários] Perfis.
 
Dados do Usuário:
Cadastro do usuário*
Definição dos Parâmetros*
Gravação da Biometria*
Tipo de Acesso*
 
A primeira é a tela principal Dados do Usuário*, onde é possível preencher informações como nome, sexo, loja e a senha de acesso ao sistema. É nesta parte também onde pode ser gravada a Biometria* do usuário cadastrado, para que possa ser utilizada posteriormente para registrar o ponto diário pelo sistema. Neste formulário também se encontra as configurações de Parâmetros*, onde devem ser definidas as várias opções de desconto que o usuário terá ao realizar vendas ou liquidar documentos. Ainda são definidas aqui as tabelas de preços utilizadas no DAV por usuário cadastrado, valor de fundo de caixa, porcentagem de comissão e códigos de Vendedor ou Prestador, para o caso de usuário ter uma das duas funções na loja em que esta sendo atribuído.*
*Ver na imagem, [Usuários] Dados do Usuário.
 
Existe um campo importante em dados do usuário que é o de Situação*. Ele define se o usuário no cadastro está ativo ou não, ou seja, se o usuário cadastrado deve ou não utilizar o Sistema. Por padrão este campo vem marcado como Ativo e deve ser desativado quando necessário.*Ver na imagem, [Usuários] Dados do Usuário.
 
Perfis:
Imprimir (Listagem de Acessos)*
Permissões do Usuário (Perfis)*
Tipo de Acesso (Acesso Livre)*
 
A segunda parte é a aba com a tela de Perfis, onde são definidas as permissões dos usuários cadastrados. Os perfis são responsáveis por permitir ou não, a utilização de certas funções e telas do sistema ou partes delas. Os perfis de usuário definem também partes do sistema que poderão ou não ser visualizadas pelo usuário.*Ver na imagem, [Usuários] Perfis.
 
Ainda em Perfis, o usuário administrador poderá imprimir um relatório chamado Listagem de Acessos*, no botão Imprimir*. Essa listagem mostra a loja, o usuário e os módulos do sistema em que o usuário tem permissão para fazer operações, listando também os perfis que o mesmo não pode operar.*Ver na imagem, [Usuários] Perfis.
 
Existe um campo de seleção que apesar de estar na aba de dados do usuário, tem função de permissão, é o Acesso Livre*. Este campo define o tipo de acesso do usuário, ao marcar o mesmo, o sistema oferece privilégios de realizar operações em outras lojas cadastradas no sistema, mesmo que o usuário em questão não esteja cadastrado nessa loja. Com o Acesso Livre* desmarcado, o usuário só poderá visualizar ou realizar movimentações dentro da loja na qual o mesmo for cadastrado.*Ver na imagem, [Usuários] Perfis.
 
  • Pesquisas
    A aba Pesquisas é a parte da tela de Usuários em que o usuário fará a busca pelo perfil desejado, aqui o mesmo poderá visualizar se aquele perfil escolhido está com permissão definida como SIM ou NÃO. Neste momento o usuário poderá alterar o valor da permissão clicando sobre o segundo botão Alterar*, de cima para baixo da tela, alterando o valor de S para N ou de N para S*.
    *Ver na imagem, [Usuários] Perfis.
 
S= SIM
Dará Permissão ao perfil escolhido. A função do perfil será atribuída ao usuário quando escolhida essa opção.
*Ver na imagem, [Usuários] Perfis.
 
N = NÃO
Negará permissão ou perfil escolhido. A função do perfil será negada ao usuário quando escolhida essa opção.
*Ver na imagem, [Usuários] Perfis.
 
DICA INFOBR:
Antes de alterar uma permissão de usuário, o usuário administrador deve informar antes o usuário que terá suas permissões alteradas. Para isso o mesmo deve abrir a tela Usuários, depois utilizar o comando F12 no teclado e digitar o código do usuário no campo que será exibido após o uso do atalho F12.
 
PRINT's - TELA DE USUÁRIOS
  • Usuários
ACIMA - Acesso à tela de Usuários.
No destaque azul, o menu Usuários com a função Usuários.
 
  • [Usuários] Dados do Usuário
ACIMA - Tela de Usuários - Dados do Usuário - Local de cadastro dos usuários que utilizarão os sistemas.
No destaque vermelho, o campo Situação que define se o usuário é ativo. No destaque azul, os campos para cadastrar as informações do usuário, seus parâmetros e gravação de sua biometria. No destaque preto, função Acesso Livre que ativa as permissões especiais aos usuários cadastrados.
 
  • [Usuários] Perfis
ACIMA - Tela de Usuários - Perfis - No destaque azul, aba Perfis onde é exibida as permissões para os usuários. No destaque Vermelho, botão Imprimir para gerar a lista de permissões do usuário. No destaque preto, área onde o campo Perfil pode ser alterado, atribuindo ou retirando uma permissão de usuário. No destaque laranja, pasta de atalho para a página Perfis Módulos do Sistema, local de visualização e configuração das descrições e definições da cada perfil de usuário.
No destaque verde, a aba de Pesquisas para fazer a busca dos perfis que serão configurados para o usuário.
 
  • Definições dos Parâmetros:
     
  • Porcentagem permitida ao efetuar desconto nos juros de um documento quando este for ser liquidado.
     
  • Porcentagem permitida ao efetuar desconto na liquidação de um documento antes que este esteja vencido.
     
  • Porcentagem permitida ao efetuar desconto em um item da venda ou no DAV como um todo.
     
  • Porcentagem permitida ao efetuar desconto na liquidação de um documento que já esteja atrasado, além dos juros já existentes.
     
  • Porcentagem permitida ao efetuar desconto ao calcular o financeiro da venda através de fatores.
     
  • Valor disponibilizado como fundo de caixa.
     
  • Código de funcionário do usuário, cadastrado na tela de Funcionários com função de Vendedor.
     
  • Código de prestador do usuário, cadastrado na tela de Prestadores de Serviços com função de Prestador.
     
  • Porcentagem do valor de Comissão do Seguro.
     
  • Porcentagem permitida ao efetuar desconto em um item ou no total da venda realizada no InfoPDV.
     
  • Porcentagem permitida ao efetuar desconto no frete e entrega.
A ajuda online é criada com Dr.Explain